sexta-feira, 3 de outubro de 2014

VOCÊ PENSA NO SEU TRABALHO NO FIM DE SEMANA?



                                                         (Imagem: google.com)

Pensar nos problemas que surgem no decorrer da semana em nosso ambiente de trabalho é um comportamento normal. Quando paramos para refletir sobre eles exercitamos nossa capacidade de desenvolver estratégias para enfrentá-los.

Mas será que sabemos quando essa reflexão é positiva ou quando ela nos causa prejuízo?

O final de semana é um momento que deve ser reservado para o descanso, tanto do corpo quanto da mente. Cada pessoa tem sua forma de relaxar, para alguns descansar é sair com os amigos, já para outros é ficar em casa com a família. A forma que usamos nosso período de descanso dependerá de cada pessoa e não existe apenas uma forma  correta.

Para algumas pessoas o fim de semana pode se tornar penoso, pois as idéias  e problemas do ambiente de trabalho a consomem a todo instante. É importante salientarmos que pensar nesses problemas é saudável, mas ele pode se tornar um malefício quando não sabemos como administrá-los.

Se você não consegue se desligar do seu trabalho no fim de semana e não sabe se este é um comportamento saudável ou que te limita, observe seus comportamentos:
  • Você não consegue fazer nenhuma atividade prazerosa porque passa a maior parte do tempo pensando no trabalho?
  • Seu humor é irritável devido a esses pensamentos?
  • Seus familiares vivem falando para você se desligar um pouco do trabalho?
  • Você se sente muito ansiosa para que o fim de semana acabe para que você possa resolver os problemas da semana que passou?
  • Na maioria das vezes quando acontece algo ruim em seu trabalho é motivo para que seu fim de semana seja triste?

Indivíduos que se limitam devido a esses pensamentos, provavelmente, responderiam positivamente a essas perguntas. Mas existem maneiras de controlar esses pensamentos e os comportamentos limitadores que são gerados por eles.

Se você se enquadra nesse público é importante que você comece a se observar e aprenda a desenvolver estratégias para que consiga equilibrar trabalho e lazer.

A terapia cognitiva comportamental pode beneficiar esses indivíduos. Uma das propostas que podem ser utilizadas com essas pessoas é a reestruturação cognitiva. Essa técnica pode ajudar a aprender como  analisar seus pensamentos e  a criar uma nova visão sobre os problemas.

Quando aprendemos a analisar nosso comportamento podemos verificar quais pensamentos que nos levam a agir como agimos, e só assim somos capazes de desenvolver estratégias saudáveis que nos permitirão agir de uma maneira diferente.

Observe-se! E caso veja necessidade, procure a ajuda de um profissional.

Tenha um ótimo fim de semana!

Psicóloga- Ana Cláudia Vargas- Juiz de Fora-MG

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Querer mudar o outro, dá certo?

Não é nada raro que nos relacionamentos existam discussões onde uma das parte exija mudanças da outra. E mesmo que o tempo passe, as brigas...