
É muito comum que no inicio da alfabetização as crianças confundam letras ou as escrevam de uma maneira errada, o que leva muitos pais a se questionarem se seu filho possui algum transtorno de aprendizagem.
Primeiramente, é necessário que saibamos diferenciar o que é uma dificuldade de aprendizagem do que é um distúrbio de aprendizagem. A primeira pode ter como causas, as falhas no processo de alfabetização, inadequação do método de ensino, problemas sociais na escola, problemas familiares ou deficiências em geral. Já os distúrbios de Aprendizagem são caracterizados por uma disfunção do Sistema Nervoso Central e são decorrentes de uma falha no processamento das informações. Ou seja, nos distúrbios de aprendizagem a criança recebe adequadamente as informações do meio externo, porém há uma falha na integração, processamento e armazenamento dessas informações.
Por tal complexidade, é necessário que se observe muito o desenvolvimento da criança durante o processo de alfabetização, pois é nesse momento que os sinais de algum distúrbio de aprendizado podem ser observados com maior clareza.
Um dos mais conhecidos distúrbios de aprendizado é a dislexia. Tal popularidade se dá pelo mito de que quando uma criança escreve de forma espelhada ela é disléxica. É importante esclarecer que no início da alfabetização esses tipos de erros gráficos, erros de leitura ou dificuldades na área escolar são comuns e que sintomas isolados, como escrever de forma espelhada, não são suficientes para diagnosticar uma criança com dislexia e nem qualquer outro distúrbio de aprendizagem.
Podemos observar no quadro a seguir alguns sinais indicativos da Dislexia do Desenvolvimento:
O diagnóstico e tratamento da dislexia devem ser realizados por uma equipe, que envolve: psicólogo/neuropsicólogo, fonoaudiólogo, psicopedagogo e neurologista. A parceria com a escola e professorestambém é de muita importância, pois algumas estratégias precisarão ser implementadas para que a criança possa se beneficiar do processo de aprendizagem.
Ana Cláudia Vargas
Psicóloga
Juiz de Fora-MG
Nenhum comentário:
Postar um comentário