A solidão é vista por muitos como um comportamento necessário para a criatividade e até mesmo para a reflexão. Realmente, por vezes precisamos de um tempo sozinhos para nos refazermos, refletirmos e seguir com a vida, mas muitas vezes esse momento torna-se muito frequente, o que nos
leva ao isolamento social.
leva ao isolamento social.
O isolamento social está presente em diversas psicopatologias, como a depressão e fobias sociais. Estar ou sentir-se sozinho afeta por completo nossa funcionalidade diária. Nos tempos atuais muitos meios para a comunicação entre pessoas estão em alta, mas o que percebemos é que mesmo com uma rede social repleta de amigos e seguidores ainda assim há um grande sentimento de solidão entre as pessoas.
Algumas pesquisas recentes sobre a solidão apontam algumas consequências que esse tipo de comportamento(se isolar) e sentimento(sentir-se só) causam, seja ele escolhido ou causado por fatores externos:
A solidão ameaça a longevidade: um estudo apresentado pela Universidade Brigham Young, nos EUA, verificou que a solidão e o isolamento social são uma ameaça à longevidade e que os riscos de mortalidade podem ser comparados aos riscos causados pela obesidade,pelo vício em cigarros e pelo alcoolismo.
Risco maior de doenças: um estudo da Escola de Medicina da Califórnia demonstrou que o isolamento social pode produzir uma alteração nas atividades moleculares dos genes, causando um maior risco de doenças, como as de coração, infecções e câncer.
Aumento da pressão arterial: a Universidade de Chicago, após um estudo com 229 pessoas concluiu que as pessoas mais solitárias apresentam pressão arterial três vez maior do que pessoas que não se consideram solitárias. A pesquisa revelou ainda que a solidão após os 50 anos de idade aumenta o risco de hipertensão arterial e que em pessoas jovens podem causar problemas nos vasos sanguíneos que podem traduzir mais tarde em hipertensão arterial.
Sentir-se sozinho ou estar sozinho pode ter implicações negativas na vida de uma pessoa, sejam elas físicas ou psicológicas. É muito importante que se procure ajuda para analisar as causas desse sentimento e do comportamento de se isolar. Por trás da solidão podem haver diversos fatores, inclusive psicopatologias que não foram diagnosticadas e tratadas , onde um de seus sintomas é o isolamento social.
A psicoterapia pode ajudar essas pessoas a desenvolverem mecanismos para diminuir esses sentimentos de solidão que afetam áreas importantes da vida, como a familiar e a social.
Compreender quais os pensamentos que levam ao isolamento social, desenvolver novas habilidades de comunicação e entender as crenças sobre como o indivíduo se enxerga e vê o mundo são pontos a serem trabalhados na psicoterapia que volta-se ao tratamento do isolamento social e da solidão.
Ana Cláudia Vargas da Silva
Psicóloga
Juiz de Fora-MG
Nenhum comentário:
Postar um comentário