sábado, 9 de julho de 2016

Transtornos de Ansiedade- Parte 1


Quem nunca se queixou de estar ansioso e escutou de uma outra pessoa: "eu também sou muito ansioso". Em certa medida é verdade, todos nós somos ansiosos. E digo a vocês, ainda bem que somos!!! A ansiedade é uma resposta natural do nosso corpo que nos protege de ameaças e perigos que possam colocar nossas vidas em risco.


Então você me pergunta, se a ansiedade é algo natural, porque algumas pessoas chegam a se tratar por conta da ansiedade?

Pois bem, imagine que você vá fazer uma viagem amanhã, e comece a sentir-se ansioso. Então você começa a imaginar que talvez possa acontecer de um pneu estourar durante a viagem. Essa preocupação pode gerar em você uma certa ansiedade. E como isso será resolvido determinará se sua ansiedade é boa ou ruim. 
A ansiedade boa te moverá a checar o step e calibrá-lo e assim viajar com mais tranquilidade. Já pessoas com transtorno de ansiedade, tenderão a maximizar esse perigo, pois podem imaginar desfechos negativos sucessivos, como por exemplo certos tipos de pensamentos catastróficos como: "E se o step também furar", "E se não houver um posto por perto", "E se nenhum outro carro parar para me ajudar"....

Em síntese, a ansiedade boa nos move a solucionar possíveis acontecimentos, já a ruim nos paralisam devido a pensamentos disfuncionais. Sendo que esses pensamentos geram os sintomas de ansiedade muito mais fortes e exacerbados. Levando assim a sintomas físicos e psicológicos tão desconfortáveis que o indivíduo passa a ter várias áreas de sua vida limitadas. Então, se você percebe que sua ansiedade está começando a limitar suas relações sociais, seu emprego, seu estudo ou outras áreas importantes, talvez seja o momento de procurar ajuda de um profissional. 

Os transtornos de ansiedade são os mais comuns de todos os transtornos psiquiátricos e causam um comprometimento no funcionamento da pessoa e um sofrimento considerável. Esses transtornos são classificados conforme seus sintomas, o que leva a tratamentos diferenciados para cada tipo. Com o intuito de esclarecer esses diferentes tipos de ansiedade, falarei de cada um deles nas próximas postagens. 

Caso se interesse, você também pode ler nosso texto: Porque ficamos ansiosos?
Caso tenha dúvidas é só deixá-las nos comentários ou enviar para meu email, que irei respondê-las na medida do possível. 

Ana Cláudia Vargas da Silva
Psicóloga 
Juiz de Fora-MG
32 3083- 4463
vargas.anaclaudia@gmail.com 

2 comentários:

Querer mudar o outro, dá certo?

Não é nada raro que nos relacionamentos existam discussões onde uma das parte exija mudanças da outra. E mesmo que o tempo passe, as brigas...